Debate Estruturado

Também conhecido como: Reunião de Debate, Protocolo de Debate

Contexto

Uma organização que faz uso de uma tecnologia social como a O2, ou possui práticas de reunião que dão tempo restrito para debates.

Problema

Quando temos reuniões regulares estruturadas e que tratam de várias tensões ganhamos eficiência e clareza de encaminhamento, porém não existe muito espaço para o debate de ideias nessas reuniões regulares. Algumas pessoas valorizam a existência de um espaço seguro para desafiar idéias, opiniões e perspectivas sobre um tema ou questão chave.

Forças

Se tentarmos abrir espaço para um debate em uma reunião regular ou de círculo ficamos limitados a um tempo muito pequeno para temas complexos ou acabamos usando o tempo de pessoas que podem não ter interesse em debater um certo tema.

Solução

A pessoa que sente a tensão de ouvir diferentes perspectivas sobre um tema ou ter um debate, faz o convite para uma sessão, explicando o tema e o contexto. Idealmente o tema é definido na forma de uma pergunta. Por exemplo: “Devemos mudar o nome de nossa empresa?”

No começo da sessão de debate, os presentes escolhem um facilitador. O solicitante apresenta a questão. Uma planilha ou documento é aberto. No documento serão registrados os argumentos prós e contras.

O facilitador abre para alguém (inclusive o solicitante) trazer:

  • Argumento pró ou contra.

  • Complemento a um argumento já feito.

  • Pergunta esclarecedora sobre algum argumento já feito.

Quando é um argumento novo, o facilitador pede para outra pessoa parafrasear o argumento checando o entendimento com quem trouxe o argumento. A mesma pessoa que parafraseou registra no documento uma síntese do argumento checando com quem trouxe o argumento.

O facilitador deve observar se o que é colocado no debate se encaixa nas categorias listadas acima e apontar quando não é. No debate: “Devemos mudar o nome de nossa empresa?”:

Exemplo de argumento pró: “Existe uma confusão com o nome, pois é em inglês e de pronúncia difícil”

Exemplo de argumento contra: “Somos conhecidos pelo mercado e ao trocar de nome, perderemos um pouco desse reconhecimento”

Exemplo de complemento: “A confusão do nome é comum nas recepções e portarias de empresas clientes, demora para a pessoa entender a palavra Teal”

Exemplo de pergunta esclarecedora: “Quando você diz confusão, você também acredita que os contratantes das empresas confundem, ou isso é raro?”

Exemplo de fala inválida: “Estamos investindo muito pouco em mídias sociais e é por isso que as pessoas não conhecem o nosso nome.” - Inválido pois foge do tema e não se encaixa nas categorias acima.

Exemplo de fala inválida: “Eu proponho que usemos um nome em em português para valorizar o nosso idioma” - Inválido pois tenta transformar o debate em deliberação.

Exemplo de fala inválida: “Não é possível que você quer mudar tudo, você parece nunca estar satisfeito com nada!” Não é válido porque é uma fala que tenta descredibilizar o interlocutor em vez de contrapor, esclarecer ou apresentar novo argumento.

O facilitador repete o processo, podendo fazer no formato de rodadas, até que o solicitante esteja satisfeito ou o tempo da reunião agendada esgotar. O objetivo não é chegar em um consenso, apenas debater um tema importante, deixando claro os diferentes argumentos pró e contras.

Contexto resultante

Após um debate, pode surgir a necessidade de uma deliberação sobre o tema. Nesse caso, a estrutura organizacional que já existe pode dar clareza de quem decide ou qual processo de decisão pode ou deve ser usado.

Fundamentação

Pesquisas demonstram que espaços estruturados de debate são mais saudáveis https://arxiv.org/pdf/1602.01103.pdf . Quando entramos em um debate com abertura para mudarmos nossa opinião e conseguimos ouvir com atenção diferentes argumentos, abrimos o espaço para a construção de significado (sensemaking) que é fundamental para a vida organizacional. Além disso, quando validamos e qualificamos a existência de debates na organização, criamos um ambiente mais arejado a novas ideias.

Usos conhecidos

Foi usado na Target Teal e na EduK.

Padrões relacionados

Existem espaços online para debate assíncrono consagrados como https://www.kialo.com/ e https://www.reddit.com/r/changemyview/ que podem servir como ferramenta para contextos semelhantes.