Links
Comment on page

Fórum Light

Contexto

Um grupo, time ou organização que possui pouca segurança emocional, onde as pessoas não confiam umas nas outras, as conversas difíceis não acontecem, os conflitos são velados e existem acontecimentos passados que ainda deixam mágoas e ressentimentos.

Forças

Restaurar a qualidade das relações é essencial para um ambiente de trabalho saudável e até para um bom desempenho. As soluções mais comuns são a fuga ou rompimento, com a possível exclusão de pessoas do time ou organização. Esse tipo de solução é muitas vezes temporário.

Problema

As pessoas precisam voltar a acreditar umas nas outras e a confiança mútua precisa ser restaurada. Elas precisam aprender a ter conversas difíceis e parar de apenas evitar o conflito.

Solução

Criar um encontro com todos do time ou círculo, que pode ser regular (quinzenal) para tratar das questões que estão vivas no campo relacional. Propor ou construir com o grupo no primeiro encontro alguns acordos para o Fórum. Exemplos de acordos:
  1. 1.
    Frear julgamentos para ouvir as necessidades. O que cada um fala é verdadeiro e importante.
  2. 2.
    Falar em primeira pessoa. "Sempre que falo, expresso meus sentimentos e necessidades e mesmo que eu cite outra pessoa, estou falando de mim."
  3. 3.
    Não tem concordo nem discordo. Buscamos conexão e não ter razão.
  4. 4.
    Lei de Las Vegas. O que acontece aqui, fica aqui. Confidencialidade.
Com os acordos firmados, o facilitador pergunta quem gostaria de sentar na cadeira vazia que está na roda e falar sobre aquilo que está incomodando ou engasgado, ou seja: sentar na cadeira e falar de si, seus sentimentos, necessidades e até pedidos.
Depois o facilitador pergunta: “Gostaria que alguém fizesse o espelho da sua fala?” Se a pessoa concordar, voluntários sentam na “cadeira de quem fala” e parafraseiam o que ouviram. Ao final, o facilitador pergunta se a pessoa gostaria de complementar o que foi “espelhado” .

Contexto resultante

Depois de algumas sessões de Fórum é comum o grupo sentir-se mais confiante na sua capacidade para lidar com os conflitos por meio do exercício da escuta empática. Porém, o Fórum pode perder força se outros acordos que visam a distribuição de autoridade não forem firmados.
Além disso, existe a necessidade de um facilitador com alguma experiência em CNV para tocar o processo, principalmente em momentos mais difíceis.

Fundamentação

Este padrão tem inspiração no trabalho do Zegg Fórum, na Comunicação Não Violenta e no trabalho de Jacob L. Moreno.

Usos conhecidos

Já foi usado em times de até 25 pessoas, em organizações privadas e sem fins-lucrativos.