Fórum Light

Contexto

Um grupo, time ou organização que possui pouca segurança emocional, onde as pessoas não confiam umas nas outras, as conversas difíceis não acontecem, os conflitos são velados e existem acontecimentos passados que ainda deixam mágoas e ressentimentos.

Forças

Restaurar a qualidade das relações é essencial para um ambiente de trabalho saudável e até para um bom desempenho. As soluções mais comuns são a fuga ou rompimento, com a possível exclusão de pessoas do time ou organização. Esse tipo de solução é muitas vezes temporário.

Problema

As pessoas precisam voltar a acreditar umas nas outras e a confiança mútua precisa ser restaurada. Elas precisam aprender a ter conversas difíceis e parar de apenas evitar o conflito.

Solução

Criar um encontro com todos do time ou círculo, que pode ser regular (quinzenal) para tratar das questões que estão vivas no campo relacional. Propor ou construir com o grupo no primeiro encontro alguns acordos para o Fórum. Exemplos de acordos:

  1. Frear julgamentos para ouvir as necessidades. O que cada um fala é verdadeiro e importante.

  2. Falar em primeira pessoa. "Sempre que falo, expresso meus sentimentos e necessidades e mesmo que eu cite outra pessoa, estou falando de mim."

  3. Não tem concordo nem discordo. Buscamos conexão e não ter razão.

  4. Lei de Las Vegas. O que acontece aqui, fica aqui. Confidencialidade.

Com os acordos firmados, o facilitador pergunta quem gostaria de sentar na cadeira vazia que está na roda e falar sobre aquilo que está incomodando ou engasgado, ou seja: sentar na cadeira e falar de si, seus sentimentos, necessidades e até pedidos.

Depois o facilitador pergunta: “Gostaria que alguém fizesse o espelho da sua fala?” Se a pessoa concordar, voluntários sentam na “cadeira de quem fala” e parafraseiam o que ouviram. Ao final, o facilitador pergunta se a pessoa gostaria de complementar o que foi “espelhado” .

Contexto resultante

Depois de algumas sessões de Fórum é comum o grupo sentir-se mais confiante na sua capacidade para lidar com os conflitos por meio do exercício da escuta empática. Porém, o Fórum pode perder força se outros acordos que visam a distribuição de autoridade não forem firmados.

Além disso, existe a necessidade de um facilitador com alguma experiência em CNV para tocar o processo, principalmente em momentos mais difíceis.

Fundamentação

Este padrão tem inspiração no trabalho do Zegg Fórum, na Comunicação Não Violenta e no trabalho de Jacob L. Moreno.

Usos conhecidos

Já foi usado em times de até 25 pessoas, em organizações privadas e sem fins-lucrativos.