1. Organização

A "Organização" é uma entidade criada para expressar um Propósito Evolutivo. Uma Organização possui ativos que controla e uma fronteira clara com o mundo exterior.

1.1 Propósito Evolutivo

A Organização possui um "Propósito Evolutivo", que corresponde ao potencial criativo mais profundo que pode expressar de forma sustentável no mundo. O Propósito Evolutivo é o Propósito do Círculo mais amplo da Estrutura Organizacional.

1.2 Parceiros

Os "Parceiros" são pessoas que dedicam seu tempo e energia para ajudar a Organização a expressar o seu Propósito Evolutivo.

1.3 Tensões Criativas

Enquanto trabalham para a Organização, os Parceiros podem identificar uma diferença entre a realidade atual e um potencial que percebem. Estas lacunas, que podem ser problemas ou oportunidades identificadas, são denominadas "Tensões Criativas", ou simplesmente "Tensões". As Tensões movimentam a Organização em direção ao seu Propósito Evolutivo.

1.4 Autorresponsabilização

Enquanto Parceiro, você é responsável por tratar as Tensões que percebe, tomando ações ou engajando outros Parceiros nestes Meta-Acordos. É também esperado que você peça ajuda quando desconhecer quais caminhos tomar. Essa responsabilidade não pode ser transferida a terceiros ou a um grupo.

1.5 Transparência

Enquanto Parceiro, é esperado que você compartilhe quando solicitado por outros Parceiros todas as informações relevantes sobre o trabalho que você realiza para a Organização, incluindo os seus projetos, ações identificadas, critérios de priorização e métricas relevantes. Quando solicitado, também é esperado que você forneça estimativas e projeções sobre possíveis datas de conclusão de seus trabalhos, mesmo que essas projeções não devam ser consideradas prazos ou compromissos.

1.6 Ato Heroico

Você pode temporariamente ignorar estes Meta-Acordos se isto for útil e necessário para expressar o Propósito Evolutivo da Organização. Iniciativas ou pedidos que possuem essa qualidade são chamados de "Atos Heroicos". Você deve sempre buscar reparar quaisquer danos causados após um Ato Heroico, propondo mudanças na Estrutura Organizacional ou até nestes Meta-Acordos se necessário.