3. Reuniões de Círculo
Last updated
Was this helpful?
Last updated
Was this helpful?
regularmente se encontram em um espaço chamado "Reunião de Círculo" para executar um ou mais dos 4 "Modos" especiais de reunião descritos na seção seguinte: , , e . Reuniões de Círculo são agendadas pelo e facilitadas pelo , dois .
que não são não podem processar nas . No entanto, podem ser convidadas por um para ajudar no processamento de uma específica. Neste caso, a tensão a ser processada ainda será considerada do e não do .
As devem começar com uma rodada de check-in, onde um por vez, cada participante compartilha como ele ou ela está chegando no encontro. O preenche o encontro com um ou mais dos 5 , de acordo com o tempo disponível e as necessidades do . O deve declarar o nome, objetivo e esclarecer as regras de cada antes de iniciá-lo. As terminam com uma rodada de encerramento, onde um por vez, cada participante compartilha uma reflexão final sobre o encontro.
Os diferentes são utilizados para processar específicas sentidas pelos . Especialmente antes de e , o deve pedir para o construir uma "Lista de Tensões" a processar. Cada sentindo uma deve nomeá-la usando duas ou três palavras. O então registra o nome da , juntamente com o nome do .
Depois que a lista de for construída, o deve focar em uma de cada vez. Isto significa que o não deve permitir que outros participantes tentem incluir suas perspectivas na sendo processada, a não ser que o participante que sentiu a originalmente acredite que aquela perspectiva seja útil.
Durante a facilitação dos , o pode fazer escolhas de que padrões utilizar e como conduzir cada momento. No entanto, o deve sempre manter as suas escolhas alinhadas com o objetivo do e as necessidades do . Um pode também adotar uma ou mais que limitem como os são conduzidos. O deve respeitar estas limitações.
Se algum pedir a de algum dos , o deve priorizar essa tratando-a antes de qualquer outra.
O "Modo Revisar" é um momento da cujo objetivo é dar transparência ao trabalho realizado pelo . Cabe ao decidir como especificamente o é conduzido, exceto se uma determinar o contrário.
Veja os Padrões para Revisar na
O "Modo Sincronizar" é um momento da cujo objetivo é rapidamente processar que não exigem o atualizar a sua . Saídas típicas do Modo Sincronizar incluem ações, projetos, pedidos de ajuda e compartilhamento de informações. O deve simplesmente permitir que cada participante que trouxe uma engaje os outros nos seus e , até que um caminho para resolver a seja identificado. O deve registrar quaisquer pedidos aceitos pelos outros participantes em seus ou como Atos Heróicos.
Veja os Padrões para Sincronizar na
O "Modo Adaptar" é um momento da cujo objetivo é processar em mudanças na do . As únicas saídas válidas e permitidas no são:
Adicionar, remover ou alterar do ;
Adicionar, remover ou alterar internos;
Adicionar, remover ou alterar do ;
Mover seus , ou internos para um interno;
Mover , ou de um interno para si;
Transformar os seus em internos, e vice-versa.
Durante o , o deve facilitar um processo que permita ao participante que trouxe a , o "Proponente", construir uma "Proposta" para resolvê-la. Esta Proposta deve conter somente as operações descritas como saídas válidas do .
O de uma mudança na deve ser capaz de apresentar exemplos de situações passadas ou presentes onde cada parte da construída resolveria ou reduziria a . Se o considerar que o não foi capaz de apresentar exemplos e esclarecimentos, o deve descartar a . No entanto, o não deve julgar a exatidão dos argumentos apresentados, mas somente se eles foram apresentados com um raciocínio lógico e são, portanto, plausíveis.
O deve permitir que cada participante tenha a oportunidade de levantar uma ou mais "Objeções" à apresentada. Uma Objeção é uma razão pela qual a causa mal e move o para trás. O pode fazer perguntas para ajudar o "Objetor" a entender se o que ele trouxe são "Objeções Válidas" ou não.
Uma a uma de mudança na é considerada válida caso o acredite que ela atenda a todos os 4 critérios a seguir:
Degradação. A é sobre algum mal que a poderia causar ao .
Relacionada ao Papéis. A afeta um dos do no .
Causalidade. Este mal é causado pela , ou seja, ele não existiria sem ela.
Baseada em dados. A é baseada em dados atuais ou experiências passadas, portanto não é uma antecipação de eventos futuros. No entanto, se o dano alegado é tão desastroso que o não seria capaz de se adaptar no futuro, então este critério pode ser desconsiderado.
Ao validar , o não deve julgar a exatidão dos argumentos apresentados, mas somente se eles foram apresentados com um raciocínio lógico e são, portanto, plausíveis. válidas devem ser integradas.
Se houver , o deve facilitar um processo para integrá-las à proposta, uma de cada vez. O objetivo da "Integração" é modificar a para que ela resolva a original, mas sem causar a levantada. Se a for alterada, o deve dar mais uma oportunidade para os participantes levantarem . Se uma estiver levando muito tempo para integrar, o pode descartar a inteiramente, a fim de passar para o próximo item da .
Qualquer participante pode levantar uma de "Quebra dos Meta-Acordos" se ele ou ela considerar que a viola uma das regras descritas nestes . O deve então pedir ao que interprete se isto é verdadeiro ou não. Esta especial não precisa ser validada com os critérios utilizados normalmente, mas deve ser integrada como as outras.
Alterações na do podem ser propostas fora da e são automaticamente aprovadas se todos os declararem que não têm qualquer . Se qualquer for levantada ou um participante declarar que gostaria de tratar a de forma convencional, a deve ser escalada para o de uma convencional.
Veja os Padrões para Adaptar na na
O "Modo Cuidar" é um momento da cujo objetivo é estimular a presença e a conexão entre os participantes. Este não deve ser utilizado para fazer alterações na do ou engajar os nos seus e .
Veja os Padrões para Cuidar na
Quando solicitado por outro do qual você faz parte, você deve priorizar participar da em detrimento de trabalhar nos seus .