Descrição de Restrições

Descrição de Restrições

Contexto

Uma organização está em transição para a autogestão, mas ainda não tem restrições definidas em sua Estrutura Organizacional ou está enfrentando dificuldades para explicitar suas primeiras restrições.

Forças

É desafiador para as pessoas compreenderem o que são restrições e como propô-las adequadamente. Este padrão pode ajudá-las a superar a barreira inicial, fornecendo algumas restrições como ponto de partida, já que é geralmente mais fácil propor alterações em restrições existentes do que criar novas do zero.

Problema

Como podemos tornar explícitas as restrições já implícitas na organização, a fim de estabelecer um ponto de partida para a Estrutura Organizacional?

Solução

  1. Reúna o grupo que deseja envolver no processo de descrição (que pode ser um Círculo) e peça que relembrem acordos implícitos, decisões compartilhadas, processos ou políticas importantes.

  2. Peça que descrevam brevemente esses acordos implícitos em notas adesivas (físicas ou digitais).

  3. Faça rodadas para que as pessoas tirem dúvidas e compreendam cada acordo listado. Sem discussões, apenas esclarecimentos.

  4. Utilize bolinhas ou tags para que os participantes avaliem se as restrições correspondem a acordos implícitos ou a desejos e tensões ainda não resolvidas. Exemplos de categorias:

    • "Não acho que esse acordo deveria existir."

    • "Acho que esse acordo faz sentido mas está incompleto."

    • "Não quero tornar esse acordo explícito."

    • "Tenho dúvidas e/ou preocupações sobre este acordo."

    • "Eu não conhecia esse acordo, mas acho que ele faz sentido."

  5. Promova uma conversa sobre a classificação anterior e avance apenas com os acordos que correspondem a restrições existentes, porém implícitas. Qualquer acordo que corresponda a um "futuro desejado" deve ser trazido como uma tensão nas reuniões de círculo.

  6. Peça que classifiquem os acordos com cores diferentes, de acordo com o tipo de aprovação que demandam:

    • Aprovação simples (uma outra pessoa decide se aquela decisão vai para frente ou não)

    • Consenso (decisão a ser tomada em conjunto com todo o grupo)

    • Aconselhamento (buscar opinião, mas a decisão final é individual)

    • Outro

  7. Em geral, para os acordos da categoria "Aprovação", as pessoas podem simplesmente propor adicionar Artefatos em Papéis para explicitá-los, portanto podem ser descartados nesse momento, pois não são Restrições.

  8. Para os acordos das categorias "Consenso" e "Aconselhamento", "Outro" o grupo deve posicioná-los em um eixo entre os polos "Flexibilidade" e "Estabilidade".

    • Flexibilidade: É importante termos a liberdade de seguir esse acordo ou não conforme o contexto e a situação.

    • Estabilidade: É importante sempre seguir o acordo conforme está escrito, pois não fazê-lo traria muito risco.

  9. Os acordos mais próximos da "Flexibilidade" podem tornar-se documentações de trabalho ou boas práticas. Os mais próximos da "Estabilidade" devem tornar-se Restrições ou elementos da Estrutura Organizacional.

  10. Refine e reescreva as Restrições identificadas, utilizando o padrão Escrita de Restrições se desejar.

  11. As Restrições definidas podem ser imediatamente inseridas na Estrutura Organizacional (caso o grupo ainda não tenha iniciado as Reuniões de Círculo) ou transformadas em Propostas para serem apresentadas nas Reuniões.

Contexto Resultante

A organização possui um conjunto inicial de Restrições explicitadas a partir dos acordos implícitos já existentes.

Last updated