Debate Estruturado
Também conhecido como: Reunião de Debate, Protocolo de Debate
Contexto
Uma organização que faz uso de uma tecnologia social como a O2, ou possui práticas de reunião que dão tempo restrito para debates.
Problema
Quando temos reuniões regulares estruturadas e que tratam de várias tensões ganhamos eficiência e clareza de encaminhamento, porém não existe muito espaço para o debate de ideias nessas reuniões regulares. Algumas pessoas valorizam a existência de um espaço seguro para desafiar idéias, opiniões e perspectivas sobre um tema ou questão chave.
Forças
Se tentarmos abrir espaço para um debate em uma reunião regular ou de círculo ficamos limitados a um tempo muito pequeno para temas complexos ou acabamos usando o tempo de pessoas que podem não ter interesse em debater um certo tema.
Solução
A pessoa que sente a tensão de ouvir diferentes perspectivas sobre um tema ou ter um debate, faz o convite para uma sessão, explicando o tema e o contexto. Idealmente o tema é definido na forma de uma pergunta. Por exemplo: “Devemos mudar o nome de nossa empresa?”
No começo da sessão de debate, os presentes escolhem um facilitador. O solicitante apresenta a questão. Uma planilha ou documento é aberto. No documento serão registrados os argumentos prós e contras.
O facilitador abre para alguém (inclusive o solicitante) trazer:
Argumento pró ou contra.
Complemento a um argumento já feito.
Pergunta esclarecedora sobre algum argumento já feito.
Quando é um argumento novo, o facilitador pede para outra pessoa parafrasear o argumento checando o entendimento com quem trouxe o argumento. A mesma pessoa que parafraseou registra no documento uma síntese do argumento checando com quem trouxe o argumento.
O facilitador deve observar se o que é colocado no debate se encaixa nas categorias listadas acima e apontar quando não é. No debate: “Devemos mudar o nome de nossa empresa?”:
Exemplo de argumento pró: “Existe uma confusão com o nome, pois é em inglês e de pronúncia difícil”
Exemplo de argumento contra: “Somos conhecidos pelo mercado e ao trocar de nome, perderemos um pouco desse reconhecimento”
Exemplo de complemento: “A confusão do nome é comum nas recepções e portarias de empresas clientes, demora para a pessoa entender a palavra Teal”
Exemplo de pergunta esclarecedora: “Quando você diz confusão, você também acredita que os contratantes das empresas confundem, ou isso é raro?”
Exemplo de fala inválida: “Estamos investindo muito pouco em mídias sociais e é por isso que as pessoas não conhecem o nosso nome.” - Inválido pois foge do tema e não se encaixa nas categorias acima.
Exemplo de fala inválida: “Eu proponho que usemos um nome em em português para valorizar o nosso idioma” - Inválido pois tenta transformar o debate em deliberação.
Exemplo de fala inválida: “Não é possível que você quer mudar tudo, você parece nunca estar satisfeito com nada!” Não é válido porque é uma fala que tenta descredibilizar o interlocutor em vez de contrapor, esclarecer ou apresentar novo argumento.
O facilitador repete o processo, podendo fazer no formato de rodadas, até que o solicitante esteja satisfeito ou o tempo da reunião agendada esgotar. O objetivo não é chegar em um consenso, apenas debater um tema importante, deixando claro os diferentes argumentos pró e contras.
Contexto resultante
Após um debate, pode surgir a necessidade de uma deliberação sobre o tema. Nesse caso, a estrutura organizacional que já existe pode dar clareza de quem decide ou qual processo de decisão pode ou deve ser usado.
Fundamentação
Usos conhecidos
Foi usado na Target Teal e na EduK.
Padrões relacionados
Last updated
Was this helpful?