Estratégia Bimodal

Também conhecido como Priorização Bimodal, "Even Over", ou "Mais Que". Também conhecido como "renúncias".

Contexto

Um Elo Externo ou uma pessoa que sente necessidade de ajudar os Membros do Círculo a fazerem escolhas sobre priorização em papeis ou projetos.

Problema

A priorização do trabalho na O2 é separada do processo de atribuição de pedidos, definição de papéis e energização. É comum que cada papel tenha a sua própria lista de iniciativas, assim como os círculos. Como as barreiras para pedir são reduzidas (não é necessário que o chefe aprove um pedido), o trabalho em geral tende a ser muito maior que a capacidade das pessoas de executá-lo. Apesar da estrutura organizacional oferecer o propósito do círculo como um caminho para entender o que é mais relevante, ele raramente oferece respostas claras para o que cada um deve abrir mão no momento (as renúncias). O parceiro que energiza o papel de Elo Externo tem a responsabilidade de estabelecer prioridades para o círculo, mas pode se deparar com uma dificuldade de transmitir essa informação de forma estruturada.

Forças do problema

Uma alternativa de solução para o problema de priorização em circulo é o Elo externo ser consultado ou determinar a priorização de cada projeto ou papel caso a caso. Neste tipo de solução, além de ficar mais difícil de entender os critérios de priorização, há uma limitação da ação dos papeis para tomada de decisões mais rápidas.

Solução

O padrão envolve a utilização de uma estratégia de polaridades para não só dar clareza ao que é importante, mas definir o que não é importante no momento. Por este motivo ele recebe o adjetivo "bimodal". Para descrever uma heurística de priorização desta forma, o Elo Externo ou papel responsável por isso no círculo pode utilizar desta linguagem:

X mais que Y

Ou seja, poderíamos definir as seguintes heurísticas de priorização bimodal:

Cursos abertos mais que cursos fechados em organizações

Conteúdos no blog mais que palestras em eventos

Aqui estamos dando clareza de que cursos abertos ao público são mais importantes para um dado círculo do que cursos fechados em organizações. Isto ajuda os participantes de um círculo a orientarem sua ação e entender o que pode ser renunciado.

Mas atenção! Existe um truque importante para que este padrão funcione bem. Tanto o X quanto o Y precisam ser coisas importantes e valiosas. Normalmente utilizamos a metáfora "bolo mais do que sorvete" para revelar isto. Por exemplo, a heurística "bolo mais do que quiabo" não seria boa, porque é muito fácil fazer essa escolha! São justamente as escolhas mais difíceis que precisam de orientações de prioridade.

O Elo Externo ou papel responsável por isso pode simplesmente escrever uma ou mais sentenças de prioridade bimodal e publicá-las em algum local acessível para todo o círculo. Ao contrário do propósito, as sentenças podem ser alteradas a qualquer momento, gerando uma boa responsividade. Obviamente, espera-se que elas esteja coerentes com o propósito do círculo e as suas responsabilidades.

Contexto resultante

Após explicitar o que pode ser renunciado com a priorização bimodal, é esperado que os membros do círculo se sintam mais à vontade para fazer escolhas sobre o que deixar de lado. Com o tempo, o Elo Externo também poderá deixar de priorizar projetos individualmente e simplesmente atualizar as sentenças quando for necessário.

Fundamentação

Este padrão foi escrito com base em um artigo publicado no Medium pela Parabol.

Usos conhecidos

Utilizada em organizações que rodam O2 e Holacracia e em outras que não estão relacionadas a autogestão.

Last updated