Interação Explorar

Contexto

Organizações de tamanho e naturezas diversas. Alguns fatores aumentam a chance do problema surgir:

  • Pessoas trabalhando remotamente;

  • Círculos ou organizações lidando com situações confusas e incertas;

  • Uma Estrutura Organizacional pouco clara ou disfuncional;

  • Início da adoção de práticas de autogestão;

  • Necessidade de explorar em profundidade perspectivas diferentes sobre um assunto.

Problema

Quando as pessoas estão adotando O2 e fazendo Reuniões de Círculo regulares, existe a possibilidade delas sentirem falta de espaços mais livres de conversas ou assim chamados espaços exploratórios. Elas podem ter receio em trazer Tensões pouco elaboradas ou de caráter exploratório para o Sincronizar ou para as outras interações existentes. Outras pessoas tentam inibir ou impedir outras pessoas de tratar suas Tensões exploratórias devido ao tempo necessário para isso em uma reunião com muitos itens na pauta.

Forças do problema

As três interações (Revisar, Sincronizar e Adaptar) que existem para lidar com o espaço organizacional são configuradas para oferecer o melhor ambiente possível para as pessoas saírem dali com passos claros e registrados (projetos), acordos firmados ou revisados e mais visibilidade sobre o que está acontecendo no Círculo. Além disso, são momentos criados para lidarem com muitas Tensões, de várias pessoas, uma de cada vez no menor tempo possível. Já o Cuidar está focado no espaço relacional e não faria sentido discutir nele questões sobre como realizar o trabalho.

Solução

De acordo com os Meta-Acordos da O2, especificamente a seção "3.8 Novas Interações", é possível criar novos tipos de interações além das definidas. Este padrão busca definir um novo tipo de interação a partir da criação de uma Restrição de Círculo, chamado Explorar, no qual os participantes podem explorar uma Tensão de forma mais aberta, investigativa e aprofundada.

A Interação Explorar pode ser utilizada durante uma Reunião de Círculo regular ou pode-se marcar uma Reunião de Círculo especificamente para usar essa interação e tratar uma Tensão específica trazida por algum participante. Os demais participantes podem optar por engajar ou não na interação, conforme seu interesse no tema.

O Facilitador será automaticamente responsável por conduzir a Interação Explorar, aproveitando técnicas e práticas que incentivem a exploração criativa e produtiva dos temas, sem permitir que o espaço se desvie de seu propósito inicial.

Contexto Resultante

Ao instituir a Interação Explorar como um novo tipo legítimo de interação, abre-se a oportunidade de dedicar espaços específicos para explorar Tensões de forma mais aprofundada, dando voz a questões que talvez não encontrassem espaço adequado nas interações regulares.

Permite-se que os participantes escolham engajar ou não nessas interações, de acordo com seu interesse pelos temas explorados. Isso evita a percepção de ser uma conversa "menos importante" ou restrita a um grupo seleto.

Alguns cuidados ainda são necessários:

  • Evitar que as Interações Explorar se transformem em "reuniões de alinhamento" onde decisões são tomadas sem respeitar a estrutura e Meta-Acordos;

  • Gerenciar as agendas para não sobrecarregar com muitas Interações Explorar, prejudicando a operação regular.

O Facilitador terá um papel chave em guiar essas interações, aproveitando técnicas adequadas e mantendo o foco na exploração saudável e produtiva dos temas propostos.

Fundamentação

A ideia é criar legitimidade para um novo tipo de interação, mais aberta e investigativa, que permita explorar Tensões que talvez não encontrassem espaço adequado nas interações regulares. Isso é viabilizado pelos próprios Meta-Acordos da O2 que permitem a criação de novas interações.

Usos conhecidos

Não temos registro do uso desse padrão em específico. Talvez com outro nome e algumas mudanças. Nos avise se conhecer alguma.

Last updated