Revisão Tática

Também conhecido como: Revisão de Checklists, Métricas e Projetos

Contexto

Um grupo, time ou organização que necessita acompanhar e olhar para o resultado do seu trabalho regularmente.

Forças

Trazer a tona uma ampla gama de informações em uma reunião em um curto espaço de tempo não é simples. Muito grupos investem muito tempo em poucos tópicos e não conseguem oferecer uma visão geral que pode incluir olhar para indicadores quantitativos, checar se atividades recorrentes estão sendo feitas e dar visibilidade sobre as múltiplas ações em curso. Se cada um só trouxer o que está fazendo, as pessoas tendem a esquecer uma série de informações relevantes ou gastam muito tempo em detalhes pouco importantes.

Problema

Para que a auto-organização em um grupo seja possível, precisamos que os participantes tenham visibilidade sobre o que está acontecendo. O Modo Revisar da Organização Orgânica garante isso, mas não preescreve um formato. É sobre isso que trata este padrão.

Solução

No Modo Revisar da Reunião de Círculo, o Facilitador pode conduzir a revisão de 3 elementos que capturam praticamente todos os tipos de trabalho que um grupo executa: checklists, métricas e projetos

Checklists: São perguntas cuja resposta é "Sim" ou "Não" e que buscam dar clareza se uma determinada atividade recorrente aconteceu no período sendo verificado.

Métricas: Indicadores quantitativos associados a um Papel (idealmente algo que quem desempenha o Papel tenha condições de impactar) e que representam uma leitura do contexto no qual Círculo está inserido.

Projetos: Iniciativas com início, meio e fim e que buscam chegar a um determinado resultado.

Exemplos

Dado o Papel Produtor de Conteúdo com o Propósito de Os melhores conteúdos sobre o futuro do trabalho no blog da Target Teal, poderíamos ter os seguintes checklists, métricas e projetos:

Checklists:

  • Novos conteúdos criados? (semanal)

  • Ofertas de serviços integradas nos novos conteúdos? (semanal)

Métricas:

  • Número de novos usuários no site (semanal)

  • Conteúdos produzidos no mês (mensal)

Projetos:

  • Guia da Sociocracia publicado

  • Novo post sobre organizações evolutivas publicado

Construção & Facilitação

Os checklists, métricas e projetos de cada Papel do Círculo devem ser construídos antes da Reunião de Círculo, para que o Facilitador possa percorrê-los durante o encontro. A facilitação pode assumir o seguinte formato:

Checklists: Facilitador lê cada checklist de cada Papel. Participante responde "Sim" ou "Não". Comentários rápidos são permitidos para justificar um "Não". Participantes não podem fazer perguntas ou reações. Em caso de interrupção, o Secretário do Círculo deverá registrar um item na Lista de Tensões para mais tarde processar no Modo Sincronizar.

Métricas: Facilitador lê as métricas e os participantes responsáveis reportam brevemente cada uma. Demais participantes podem fazer perguntas rápidas de esclarecimento. Quaisquer outras coisas também devem ir para a Lista de Tensões, exatamente como na revisão dos checklists.

Projetos: Facilitador lê cada projeto e pergunta ao participante responsável: "Alguma atualização? O participante responde reportando o que mudou no projeto desde o último encontro. Se não houverem atualizações, o participante deve responder apenas sem atualizações. Perguntas rápidas de esclarecimento são permitidas, demais preocupações e pedidos deverão ser tratadas como Tensões.

Os checklists, métricas e projetos iniciais podem ser alterados. Novos também podem ser criados ao longo dos encontros. Cada solicitação de mudança pode ser tratada com uma Tensão e processada no Modo Sincronizar, ou fora das Reuniões de Círculo. O dono dos checklists, métricas e projetos pode alterá-los livremente, a não ser que uma Restrição ou Artefato diga o contrário.

Contexto resultante

Depois de algumas semanas praticando a revisão de checklists, métricas e projetos, os participantes costumam reportar estarem mais bem informados sobre a situação do Círculo. Em organizações muito tradicionais, é também comum ouvir pessoas apreciando a possibilidade de prestar contas sobre o seu próprio trabalho, o que antes era normalmente feito pelo antigo antigo líder, chefe ou gestor. A visibilidade das informações também permite que todos tenham acesso às informações necessárias para perceberem novas Tensões, descentralizando a coordenação do grupo.

Fundamentação

Este padrão está presente no preâmbulo da Reunião Tática da Holacracia.

Usos conhecidos

O padrão já foi usado em todas as organizações que praticam ou praticaram Holacracia.