Modo Explorar

Contexto

Organizações de tamanho e naturezas diversas. Alguns fatores aumentam a chance do problema surgir:
    Pessoas trabalhando remotamente
    Círculos ou organizações lidando com situações confusas e incertas
    Uma estrutura organizacional pouco clara ou disfuncional
    Início da adoção de práticas de autogestão

Problema

Quando as pessoas estão adotando O2 e fazendo reuniões de círculo regulares, existe a possibilidade delas sentirem falta de espaços mais livres de conversas ou assim chamados mais espaços exploratórios. Elas podem ter receio em trazer tensões pouco elaboradas ou de caráter exploratório para o sincronizar ou para os outros modos de reunião existentes. Outras pessoas tentam inibir ou impedir outras pessoas de tratar suas tensões exploratórias devido ao tempo necessário para isso em uma reunião com muitos itens na pauta.

Forças do problema

Os três modos (Revisar, Sincronizar e Adaptar) que existem para lidar com o espaço organizacional são configurados para oferecer o melhor ambiente possível para as pessoas saírem dali com passos claros e registrados (projetos), acordos firmados ou revisados e mais visibilidade sobre o que está acontecendo no círculo. Além disso, são modos criados para lidarem com muitas tensões, de várias pessoas, uma de cada vez no menor tempo possível. Já o modo Cuidar está focado no espaço relacional e não faria sentido discutir nele questões sobre como realizar o trabalho. Conversas espontâneas e não estruturadas entre 2, 3 ou 4 pessoas podem oferecer boas condições para esse tipo de espaço exploratório quando as pessoas conseguem aproveitar as vantagens ao mesmo tempo que evitar certas armadilhas. Algumas vantagens identificadas:
    A conexão de ideias tende a ser fácil, pois as pessoas se complementam rapidamente e até se interrompem;
    O surgimento de ideias novas também pode ser mais fácil, por conta das muitas conexões feitas;
    As pessoas costumam se sentir mais relaxadas, pois não estão atentas ao processo;
    A baixa exigência por clareza na intencionalidade da fala e autorresponsabilização, evita que as pessoas tenham que lidar com seus tabus, dissonâncias e desconfortos de maneira aberta, gerando para muitos uma sensação de conforto e até segurança emocional momentânea.
Algumas armadilhas:
    A falta de estrutura pode criar um ambiente adverso para algumas pessoas (ambiente hostil à neurodiversidade);
    Pode permitir a continuidade ou fortalecimento de uma estrutura implícita de autoridade, pois permite mais insinuações e ironias;
    Pode silenciar vozes dissonantes de maneira recorrente e violenta;
    Pode ocorrer abuso no uso do consenso e processos decisórios disfuncionais;
    Alguns assuntos são evitados ou desviados e pessoas saem com pouca clareza dos próximos passos.
Fica claro que o abuso ou foco exclusivo nesse tipo de espaço exploratório pode ter consequências bem ruins. Ver mais sobre isso no Contexto Resultante.

Solução

Adicionar nos Meta-acordos um novo Modo de Reunião de Círculo. Dessa maneira, o Facilitador de cada círculo seria responsável por abrir espaço em uma reunião de círculo para Explorar quando pedido e teria que seguir certas orientações. Utilizando versão 3.1 dos Meta Acordos como ponto de partida, significa modificar:
1
3. Reuniões de Círculo
2
Membros do Círculo regularmente se encontram em um espaço chamado "Reunião de Círculo" para executar um ou mais dos 4 "Modos" especiais de reunião descritos na seção seguinte: Revisar, Sincronizar, Adaptar e Cuidar. Reuniões de Círculo são agendadas pelo Secretário e facilitadas pelo Facilitador, dois Papéis Essenciais.
Copied!
Para:
1
3. Reuniões de Círculo
2
Membros do Círculo regularmente se encontram em um espaço chamado "Reunião de Círculo" para executar um ou mais dos 5 "Modos" especiais de reunião descritos na seção seguinte: Revisar, Sincronizar, Adaptar, Explorar e Cuidar. Reuniões de Círculo são agendadas pelo Secretário e facilitadas pelo Facilitador, dois Papéis Essenciais.
Copied!
Além disso, é preciso adicionar um novo Modo, como abaixo:
1
3.7 O "Modo Explorar" é um momento da Reunião de Círculo cujo objetivo é promover uma conversa aberta sobre um tema que um membro do círculo acredita ser relevante. No Modo Explorar:
2
3
- O facilitador pode usar diferentes formatos que privilegiam a troca de ideias e a conversa fluida entre os participantes;
4
- O tempo reservado para o Modo deve ser significativamente maior que o tempo comumente usado para processar tensões no Sincronizar;
5
- Para propor o Modo Explorar durante uma reunião de círculo, sem aviso prévio, o facilitador deve checar se há objeções;
Copied!
Com estas mudanças implementadas nos Meta-Acordos todos os círculos da organização poderão, se necessário, fazer uso do Modo Explorar.
Diferentes Padrões podem ser encontrados na biblioteca que podem ajudar um facilitador a conduzir esses momentos. Em alguns contextos pode ser uma facilitação difícil.

Contexto resultante

Depois da mudança nos meta-acordos as pessoas deverão se sentir-se a vontade para pedir ajuda do Facilitador do Círculo para conduzir momentos e conversas de exploração. Existe uma chance de aumentar as oportunidades de conversas importantes e espaços de qualidade para discutir temas diversos, como estratégia, processos, questões associativas, etc.. Porém algumas coisas também podem acontecer:
    As pessoas ficarem viciadas no uso do Modo, investindo muito tempo em Explorar e pouco tempo em Sincronizar e Adaptar;
    O fortalecimento de estruturas implícitas de autoridade que tornam os papéis e restrições menos importante e criam um ambiente difícil para a autogestão;
    Pessoas irritadas por estarem em reuniões longas sobre temas que não lhe dizem respeito ou não lhe agradam. Lembre-se que reuniões de círculo são priorizadas. O ultimo ponto da mudança proposta dos meta-acordos deve ajudar a evitar isso.
Evitar que essas coisas aconteçam não é simples é pode cair nas costas de cada facilitador da organização. Aprender sobre facilitação em geral pode ser muito útil e usar formatos conhecidos como estruturas libertadoras também pode ajudar.

Fundamentação

A ideia é apostar na capacidade de indivíduos escolhidos para serem facilitadores, atuarem também nesses espaços para aumentar sua qualidade. Ao mesmo tempo que legitima esse tipo de interação e dá outras possibilidades para as pessoas que sentem que não possuem espaço para certas conversas na reunião de círculo.

Usos conhecidos

Não temos registro ainda de organizações que usaram esse Patch. Então, cuidado! Se você usa, por favor, nos avise. Ao mesmo tempo, sabemos que algumas organizações, que não usam O2, só fazem algo parecido com o "Modo Explorar" e com isso acabam presas em um ótimo local.
Last modified 2d ago