3. Direitos e Deveres

Todos os Parceiros podem usufruir dos "Direitos" apresentados abaixo.

3.1 Direito de recusar pedidos

Parceiros podem recusar pedidos, caso não exista uma Responsabilidade explícita correspondente na descrição do Papel sendo solicitado. Entretanto, os Parceiros devem sempre aceitar os pedidos que fizerem sentido para o Propósito de algum dos seus Papéis, mesmo que nenhuma Responsabilidade explícita esteja registrada.

3.2 Direito de agir para o Propósito

Ao perseguir o Propósito dos seus Papéis, os Parceiros estão sempre autorizados a tomar ação, a não ser que o Dever da Preservação os restrinja.

3.3 Direito de agir heroicamente

Parceiros podem temporariamente ignorar estes Meta-Acordos se isto for útil e necessário para expressar o Propósito Evolutivo da Organização. Iniciativas ou pedidos que possuem essa qualidade são chamados de "Atos Heróicos". Os Parceiros devem buscar reparar quaisquer danos causados após um Ato Heróico, propondo mudanças na Estrutura Organizacional ou até nestes Meta-Acordos se necessário.

3.4 Direito de deixar Papéis

Parceiros podem a qualquer momento deixar Papéis que desempenham em um ou mais Círculos, a não ser que tenham de outra forma acordado com o Elo Externo ou outro processo que atribua Parceiros a Papéis.

3.5 Dever da expressão

Cada Parceiro é responsável por identificar suas Tensões a partir de cada Papel que desempenha. Cada Parceiro também é responsável por tentar resolver essas Tensões, engajando outros Parceiros em seus Deveres ou propondo mudanças na Estrutura Organizacional.

3.6 Dever da transparência

Quando solicitado, é esperado que os Parceiros compartilhem todas as informações relevantes sobre o trabalho de seus Papéis, incluindo cada projeto que estão trabalhando, ações identificadas, critérios de priorização e métricas relevantes. Quando solicitado, também é esperado que os Parceiros dêem estimativas e projeções sobre possíveis datas de conclusão de seus trabalhos, mesmo que essas projeções não devam ser consideradas prazos ou compromissos.

3.7 Dever da priorização

Os Parceiros devem priorizar o seu trabalho em alinhamento com as prioridades do Círculo definidas pelo Elo Externo ou por qualquer outro processo que estabeleça prioridades para o Círculo.

3.8 Dever do comparecimento

Quando solicitado, Parceiros devem priorizar comparecer às Reuniões de Círculo em detrimento de trabalhar nos seus Papéis.

3.9 Dever da preservação

Os Parceiros, a partir dos seus Papéis, não devem impactar os Artefatos de outros Papéis contidos no mesmo Círculo, sem antes obter uma permissão explícita do Parceiro que desempenha o Papel correspondente. Os Parceiros também devem observar as Restrições definidas na Estrutura Organizacional e seguir as condições nelas estabelecidas.