2. Estrutura Organizacional

Os Parceiros podem definir uma camada de acordos que estabelece expectativas e limitações de autoridade entre eles. Esta camada, chamada de "Estrutura Organizacional", é organizada em uma hierarquia de Círculos e formada por Papéis e Restrições. Cada Círculo governa a sua Estrutura Organizacional, que somente pode ser alterada no Modo Adaptar.

2.1 Papéis

Os Parceiros executam o trabalho em um ou mais "Papéis" explicitamente definidos na Estrutura Organizacional. Um Papel é definido por:

  • Um nome descritivo;

  • Um "Propósito", que é uma capacidade, potencial ou objetivo inalcançável que o Papel irá perseguir ou expressar;

  • Zero ou mais "Responsabilidades", que são atividades contínuas que outros Parceiros podem esperar que o Papel irá executar;

  • Zero ou mais "Artefatos", que são ativos que o Papel pode exclusivamente controlar e regular em nome da Organização.

2.1.1 Energização

A "Energização" diz respeito a quais Parceiros dedicam seu tempo e energia à expressão do Propósito de quais Papéis. A Energização não é um componente da Estrutura Organizacional, embora esta possa determinar como e em que condições ela ocorre.

2.1.2 Autoridade do Papel

Ao perseguir o Propósito dos Papéis que energiza, você está sempre autorizado a tomar ação. Ainda assim você não deve impactar os Artefatos definidos em Papéis que você não energiza ou Artefatos de Círculos que você não é Membro, sem antes obter uma permissão explícita do Parceiro responsável. Você também deve observar as Restrições definidas na Estrutura Organizacional e seguir as condições nelas estabelecidas.

Você também pode recusar um pedido caso não exista uma Responsabilidade explícita correspondente na descrição do Papel sendo solicitado. Ainda assim, você deve aceitar quaisquer solicitações que fizerem sentido para o Propósito de algum dos Papéis que você energiza.

2.1.3 Deixando Papéis

Você pode a qualquer momento deixar de energizar Papéis em um ou mais Círculos, a não ser que você tenha de outra forma acordado com o Elo Externo ou outro processo de Energização.

2.2 Círculos

Um "Círculo" é um Papel que possui a autoridade de se dividir em Papéis menores, contidos dentro dele mesmo. Quando um Papel é transformado em um Círculo, os Parceiros que o energizam tornam-se o Elo Externo daquele Círculo. Círculos são definidos exatamente como os Papéis, ou seja, através dos elementos nome, Propósito, Responsabilidades e Artefatos.

2.2.1 Círculos não alteram sua definição

Um Círculo pode governar os seus próprios Papéis e Restrições, mas não pode alterar a sua própria definição, pois isto deve ser feito no Círculo externo que contém este Círculo.

2.2.2 Círculos não estruturam seus Círculos internos

Um Círculo não pode alterar os Papéis, Círculos e Restrições de um Círculo interno diretamente. No entanto, um Círculo pode realizar algumas operações no Modo Adaptar, como mover Papéis de si para os seus Círculos internos e vice-versa.

2.3 Artefatos do Círculo

Quando um Círculo possui Artefatos na sua definição, somente Membros do Círculo e dos Círculos internos podem impactar estes Artefatos livremente.

2.3.1 Círculos podem delegar Artefatos

Um Círculo pode especificar um de seus Artefatos em um Papel ou Círculo interno. Se isto for feito, aquele Artefato passa a ser exclusivo do Papel ou Círculo interno, até que esta delegação seja desfeita.

2.4 Membros do Círculo

Parceiros são considerados "Membros" de um determinado Círculo quando atenderem pelo menos um dos critérios abaixo:

2.5 Restrições

"Restrições" são limitações de autoridade que aplicam-se a todos os Papéis de um Círculo. Restrições são compostas por um nome e uma descrição. A não ser que de outra forma especificado em sua descrição, o efeito de uma Restrição se aplica a todos os Papéis e Círculos internos ao Círculo onde ela é definida. Uma Restrição é parte de um Círculo, assim como um Papel ou Círculo interno.

2.5.1 Restrições não estabelecem expectativas

Restrições não podem estabelecer expectativas, porque este é o objetivo de uma Responsabilidade. Ainda assim, uma Restrição pode exigir ação, mas apenas para Parceiros em que a Restrição se aplica na condição específica que desencadeia ela.

2.6 Prioridades do Círculo

Um Círculo pode estabelecer prioridades para orientar o trabalho dos seus Membros. Enquanto Membro do Círculo, você deve priorizar o seu trabalho em alinhamento com estas diretrizes estabelecidas.